(51) 3249.2837 e (51) 99817.2943 [email protected]

Acima, fazendo uma pose: esse que voz escreve e o Luiz Teixeira, estudante da Unisul Virtual do Curso de Tecnólogo em Administração. Ele é colorado também! Estávamos estudando Matemática Financeira. Comentei com ele que os juros simples são incidentes sempre sobre o capital inicial, nunca sobre os juros. É uma característica desse sistema, onde o montante cresce de forma linear. As taxas nesse sistema são sempre proporcionais. Por outro lado, em juros compostos as taxas de juros incidem tanto sobre o capital quanto sobre os juros, gerando, assim, o efeito da capitalização. As taxas em JC não são proporcionais, por isso cuidado ao transformar taxas equivalentes em juros compostos! Eu não gosto de calcular manualmente, pois é fácil de errar. Prefiro usar um programa que disponibilizo aqui mesmo nesse blog para uso na HP12c.

Falando sobre o montante, enquanto em juros simples cresce de forma linear, em juros compostos, ele cresce de forma exponencial. Mas lembre-se que em períodos fracionados, ou seja, menores do que um, os juros simples superam os juros compostos. Por isso que o montante calculado pela convenção linear será sempre superior ao montante calculado pela convenção exponencial. Na HP12c, teclando a função STO EEX, você pode executar cálculos em quaisquer das duas convenções. Por padrão, use a convenção exponencial (c no visor), e como exceção, convenção linear.

Tenho percebido a crescente expansão de Escolas e Faculdades Virtuais. Na era da informação instantânea não poderia ser diferente. Mas, apesar disso, creio que o papel do professor continua indispensável, mesmo que seja de forma online, é necessário, sim, um acompanhamento. Por isso o papel do professor em vez de enfraquecer, no meu entendimento, está se adaptando para um campo repleto de oportunidades.

Compartilhe!