(51) 3249.2837 e (51) 99817.2943 [email protected]

Pois bem. Estava conversando com o Otávio (foto abaixo), formado em Direito pela UFRGS, e atual concursando para a área fiscal, também colorado. Estávamos falando sobre séries de pagamentos antecipadas. É interessante notar que o valor presente da série coincide com o pagamento da primeira prestação. Já o valor futuro ou valor acumulado se posiciona um período adiante da última prestação paga. Isso é definição! Acompanhe o fluxo de caixa abaixo:

Nesse fluxo percebemos a existência de 4 pagamentos antecipados, uma vez que na data focal zero já começamos a pagar as parcelas! Portanto é nessa data zero que se posiciona o PV, juntinho do primeiro pagamento. Já o FV, por sua vez, será acumulado na posição 4 do fluxo de caixa. Ou seja, um período após a última parcela.

Na maioria dos concursos públicos que exigem Matemática Financeira, para os cálculos financeiros são disponibilizadas tabelas financeiras, as quais aconselho você a ir se adaptando. Também aconselho o treinamento com cálculos manuais, especialmente multiplicação e divisão. Caso não tenha ainda a prática, faça o possível para adquirir, uma vez que o tempo para resolver provas de concursos públicos para cargos de nível superior é exíguo. O Otávio já eliminou a calculadora de sua rotina em provas de matemática – agora é tudo no braço! E você, caro leitor, vai encarar???

Compartilhe!