(51) 3249.2837 e (51) 99817.2943 [email protected]

Finalmente saiu o Edital de abertura do Concurso Público para Agente Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre (AFRM), com vencimentos iniciais de R$ 11.000,00. O concurso foi contratado via dispensa de licitação. A banca responsável pela elaboração das provas será a FMP, e as inscrições vão até 12 de fevereiro. Para maiores informações, acesse aqui. Além deste Cargo, abriram vagas também para Contador e Técnico em Contabilidade, totalizando 21 vagas. Para AFRM, cujas provas serão em 24 de março, entrará conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Matemática Financeira, Informática, Estatística, Direito Civil, Tributário, Penal, Comercial, Administrativo, Constitucional e Municipal, Contabilidade, e Legislação Tributária Municipal. Se eu não esqueci de nada…

Na verdade, eu imaginava ao menos uns 3 meses entre a publicação do edital e a realização das provas. Mal e parcamente ficou em 2 meses: isso é bom para quem já vem estudando para a área fiscal, ou tem férias para tirar, ou não trabalha e tem tempo para estudar. Estudar somente após publicação de Edital é uma loucura. O ideal é apenas ajustar os estudos quando o edital é publicado. Concurseiro que se preze torce para o Edital não sair…rs rs sr. Alguns cursos preparatórios estão fazendo um verdadeiro mutirão de matérias para tentar vencer esses conteúdos até o dia das provas. Eu diria que seriam apenas cursos compactos. O estudo individual aliado às aulas desses cursos preparatórios é fundamental. Os principais cursos aqui de Porto Alegre que vão “tentar” vencer todo esse conteúdo serão os seguintes (com link): CPC, Curso Greco, Márcia Oliveira e ADMi Concursos (no qual darei aulas de Matemática, Matemática Financeira e Estatística).

Esse Concurso é raríssimo de ocorrer. Ocorreu em 1993, 2000, e agora em 2012: em média, 1 concurso por década. Por isso, quem estava aguardando por esse Concurso, a hora de estudar é agora. Vale a pena todo esforço e renúncia para fazer parte de uma das melhores Classes de Cargos no Município de Porto Alegre.

Na minha época de concurseiro, eu sempre gostava de estudar por provas de concursos anteriores. É lógico que a gente tem que considerar que a banca, a legislação, os conteúdos e os concorrentes mudam. Ainda mais se considerarmos o prazo de 10 anos! Mesmo assim vou disponibilizar as provas anteriores do concurso de agente fiscal da receita municipal de Porto Alegre, realizadas em 2000, para treino, afinal, estudo nunca é demais. A prova está limpinha e com os gabaritos no final da primeira parte! Bom estudo! Deixo abaixo os links para acesso:

Prova AFRM aplicada em 1993:

prova AFRM1993 – (aproximadamente 7 megas) – sem os gabaritos

Prova AFRM aplicada em 2000:

prova AFRM parte 1 – (aproximadamente 5 mega) – gabaritos das duas partes no final deste arquivo

prova AFRM parte 2 – (aproximadamente 4 mega)

Compartilhe!