(51) 3249.2837 e (51) 99817.2943 [email protected]

A Fundatec divulgou  a lista preliminar das notas para o Concurso Público para diversos Cargos na Câmara Municipal de Porto Alegre. Como dou aulas particulares de Matemática, Estatística, Contabilidade e Matemática Financeira aqui em Porto Alegre, e para cursinhos preparatórios para concursos públicos também, sempre faço uma análise das notas, em geral. Analisei dessa vez o que me chamou a atenção: mais precisamente a lista de notas de Informática para o Concurso Público de Assessor Legislativo e para Assistente Legislativo. O que me impressionou efetivamente nas notas, foram as baixas notas nessa matéria.

Bom, quando eu revisei as provas de alguns alunos meus, me impressionei com a dificuldade da prova de Informática da Fundatec. A prova foi minuciosa. Chata de resolver. Tanto para Assessor quanto para Assistente. Para os dois concursos, eram 10 questões, onde para “sair vivo”, o candidato teria de acertar ao menos a metade. O que se viu foi uma cacetada de notas baixas, alguns raros tirando 6, 5 ou 4. Grande maioria entre 2 e 3 acertos. Que prova ruim!!! Digo que foi uma prova de Informática preponderantemente classificatória. Para imaginar, a candidata que tirou a nota mais alta (110, ou 81% de acertos da prova), ficou de fora, pois acertou 4 em informática e se desclassificou. Se acertasse somente mais uma de informática, já estaria garantida em primeiro lugar! Incrível! Não gosto de falar de injustiça em concursos, mas no caso dessa menina foi.

No meu entendimento, esse tipo de prova acaba nivelando por baixo o certame: provas muito difíceis ou muito fáceis não conseguem selecionar candidatos. Mas isto é na minha reles opinião. Parabéns aos que conseguiram sair vivos na prova de informática da Fundatec. Aos candidatos que farão provas dessa banca, um conselho: cuidado!

Abraço a todos.

Compartilhe!