(51) 3249.2837 e (51) 99817.2943 [email protected]

Lá vou eu falar em Administração Financeira de novo! Volta e meia me pego lendo o livro do Ross ou do Gitman. Só que vou falar sobre Administração Financeira da PUCRS. Bom, ali dão aulas dessa matéria os professores Flávio, Vilela, Bender e o Guadagnin. Se eu hoje fosse aluno da PUC, e amasse finanças, e quisesse estudar a fundo a matéria, faria com o Bender ou o Guadagnin, nessa ordem. O Vilela foca bastante em conceitos de Matemática Financeira, outros de Contabilidade, e acredito que você terá um semestre sem surpresas. Já o Flávio dá bastante matéria e polígrafos, mas exige exatamente o que dá em aula.

Independentemente do professor, adquira um dos livros dos autores citados acima – atualizados. Vale a pena, pois você terá sempre a quem recorrer em momentos de solidão, quando for somente você e uma lista de 20 exercícios!

A moça ao meu lado é a Luciana, estudante de Administração da PUCRS. Estávamos terminando de estudar os Fluxos de Caixa das Operações, de Investimento e de Financiamento, componentes da Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC (demonstrativo que veio substituir a antiga DOAR – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos).

É interessante entender porque, por exemplo, uma redução nos estoques aumenta o fluxo de caixa das operações. É porque quando reduzimos estoques, estamos vendendo, e transformando estoques em giro. Ou quando um aumento no Capital Social em dinheiro aumenta o fluxo de caixa de investimentos: é recurso direto para a empresa. Ou uma redução nas contas de Fornecedores, significando que estamos perdendo financiamentos de terceiros. Na verdade, seria um aborto ter que decorar esse tipo de coisa, entender é, sem dúvida, um bom caminho.

Compartilhe!