Vamos comentar a respeito de interessante questão sobre a aplicabilidade dos Princípios de Contabilidade, mas especificamente em relação ao Princípio da Oportunidade e ao Princípio da Prudência. A questão é parte integrante da prova para Contador do Tribunal de Justiça do Acre da banca da Fundação do Ministério Público (FMP).

Somente aqui o estudante interessado encontra questões comentadas de provas recentes das mais diferentes bancas, para concursos públicos para os mais variados cargos, em todo o Brasil. Aqui você encontrará sempre alguma questão comentada sobre Contabilidade, Estatística, Matemática ou Matemática Financeira. Fique ligado! Vamos à questão:

Questão 11. Uma transportadora gaúcha é comunicada que um caminhão de sua frota sofreu um acidente na Bahia. O motorista informa que, segundo sua estimativa, o prejuízo foi estimado em R$ 15.000,00. Em obediência ao Princípio da Oportunidade combinado com o da Prudência, o contador deverá:

A) aguardar o levantamento pericial que estabeleça o valor efetivo do prejuízo para então registrá-lo.

B) registrar imediatamente o fato pelo valor informado.

C) registrar imediatamente o fato por um valor um pouco superior ao informado.

D) registrar imediatamente o fato por um valor um pouco inferior ao informado.

E) Aguardar determinação da direção da empresa sobre o procedimento a realizar.

Resolução. O princípio da Oportunidade trata da integralidade e tempestividade do registro contábil. Qualquer registro deve ser considerado na data de sua efetiva ocorrência. Já o Princípio da Prudência indica que, na dúvida, o Contador deve subestimar itens de ativos e receitas, e superestimar itens de passivos e despesas. No caso em estudo, a estimativa que o Contador tem de lançar o prejuízo é informada pelo motorista, e como tal informação não possui o atributo da certeza (o motorista não é um perito), deve o Contador ser um pouco mais pessimista em relação aos prejuízos, e considerar o valor um pouco superior ao informado. E o registro da perda deve ser lançado de imediato. Letra C.

Stephone Anthony Womens Jersey