Desde que bati o olho na prova Estatística do Concurso Público para Agente Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre – 2012, decidi que iria postar algo a respeito desta prova. Uma prova que derrubou a Professora Karine Waldrich, do site mais famoso sobre concursos no Brasil (pondodosconcursos). Ela rodaria! Acertou 3 de 10. Acesse aqui, para ver seus comentários acerca das questões após a publicação dos gabaritos. Uma prova que eu, particularmente, acredito ter derrubado mais de 70% dos candidatos.

Sinceramente, eu desconfiava. Sabia que a prova era peso 1, e por isso mesmo, era uma prova muito mais eliminatória do que classificatória. Já fiz aulas com o Professor Fisher da UFRGS, e sei que ele é muitíssimo exigente. Acreditava que não ia ser barbada a prova, mas não imaginava a que ponto!

Analisando as questões que, ao meu ver, seriam passíveis de anulação, cito a questão 42, a qual trata do assunto Distribuição Uniforme, não previsto em Edital, e a questão 47, que trata do índice de Fischer, também não previsto no conteúdo programático de Estatística para AFRM.

A prova certamente vai nivelar este concurso por baixo. Provas com questões fáceis demais, ou difíceis demais não aferem o conhecimento de ninguém. Esta prova de Estatística vai medir efetivamente a sorte de o candidato acertar 4 questões. A primeira questão fez pegadinhas desnecessárias, somente para fazer quem estudou errar. O item I da questão 41 pretende levar o concursando ao erro. A própria professora do pontodosconcursos acima mencionada errou esse item. Nem teço comentários acerca da questão 42, que não fazia parte do Edital. Eu estou aqui folhando a prova e não dá vontade de falar nada.

A prova se resume na seguinte palavra: loteria! O cara investe tempo e dinheiro, estuda, compra livros, para no final cair numa prova dessas???? Falar o que??? Já fui concurseiro, fiz diversas provas, e sei bem o que está sentindo quem se preparou de forma séria para esse concurso e caiu fora. Nem provas específicas para Estatísticos são tão difíceis como foi essa. Só que a prova é para Agentes Fiscais e não para Estatísticos.

Lamentável.