Prezados Candidatos,

A pedido, vou postar aqui breves comentários sobre as 8 questões de Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo, constantes da prova aplicada para o cargo de Analista de Projetos do Concurso Público BRDE, cujas provas foram realizadas neste domingo, dia 12 de fevereiro de 2017.

Lembrando que a banca responsável pela organização do referido concurso foi a banca Fundatec. Para acessar maiores informações sobre o concurso: como edital, gabaritos, resultados, acesse aqui.

Sobre as questões que vou comentar da prova de RL (números 37 a 44), você pode acessar a prova completa nesse link aqui. Lembrando que as questões são as mesmas, tanto para a área econômico-financeira quanto para a área de engenharia.

Meus breves comentários sobre cada questão:

Na questão 37, ao resolvê-la, procure não confundir o nome dos tubos com as cores das tintas que eles contêm. Bom, eu creio que na escola, qualquer um já pegou canetinhas ou lápis de cera e misturou as cores pra ver no que dá… Pelo que eu me lembre: amarelo com azul dá verde; amarelo com vermelho dá laranja; e azul com vermelho dá roxo. Letra C.

A questão 38, como no edital não consta a matéria de geometria espacial, creio ser passível de anulação.

Na questão 39, sobre a rotação da Terra em torno do Sol, como diz o comando da questão, segundo a terceira Lei de Kepler, “o quadrado do período de revolução de um planeta em torno do Sol é proporcional ao cubo da distância média desse planeta ao Sol”. Portanto, se quintuplicarmos essa distância Terra/Sol, como no caso de Júpiter, devemos elevar 5 ao cubo, e depois tirar a raiz quadrada desse resultado ou, manualmente, o valor mais próximo disso. Na verdade, temos de calcular a raiz quadrada de 125. O valor mais próximo dessa raiz é 11: portanto vamos marcar letra E.

Na questão 40, são dados 16 pontos, formando um quadrado. Além de uma linha que passa ao redor dos 8 pontos centrais. O perímetro da linha vai ser sempre 8, independentemente da formação da linha em torno dos pontos. Ocorre que a área, muda. A área pode ser, por exemplo 3 x 1 = 3 unidades de área. Ou 2 x 2 = 4 unidades de área. Nesse sentido, sim, o valor da área pode ser menor do que o valor do comprimento do perímetro. Tornando a letra C como gabarito correto.

O problema dessa questão, que eu vejo, é que não há como comparar grandezas distintas, ou seja, comparar uma medida de comprimento com uma medida de área e dizer se ela é maior ou menor. Isso é um absurdo da Física!

Mas ok. Como ele disse no final da questão sobre comparação numérica… Podemos simular a menor distância entre os pontos como 1, 2, 3, 4… Por curiosidade, até 2, a área vai ser sempre inferior a 8 (medida da corda). A partir de 3, as medidas da área vão superar “numericamente” as medidas do comprimento da corda, tornando, TAMBÉM, a letra A correta. Então, eu poderia dizer que é uma boa questão pra tentar um recurso (para aqueles que não marcaram letra C).

A questão 41 bastava montar um simples Diagrama de Venn para sua resolução e marcar letra D.

Na questão 42, não é difícil perceber que a Arlete é filha de Flávia. Só em concluir isso, já podemos marcar também letra D.

A questão 43 conta uma longa história que contribui em pouco (ou nada) para sua resolução. O principal da questão é o gráfico, que tem sérios problemas de escala, diga-se de passagem. Mas mesmo assim, dá pra deduzir que a função da curva dada lembra mais uma função exponencial crescente, seguindo o modelo: y = k . a^x. Temos os pontos (1, 10) e (4, 100).

Então, substituímos na função acima para descobrir a constante k, primeiramente. Depois substituímos a variável independente x por 3, conforme solicita o examinador, e chegaremos, com cálculos manuais, a um número próximo de 45.

Pra finalizar, a questão 44 pede para fazermos a seguinte operação entre as matrizes: O x F. Necessariamente nessa ordem. Sem maiores problemas, pra quem sabe multiplicar matrizes, chega-se à matriz proposta na alternativa C.

Era isso e, dentro do possível, espero ter ajudado.

Precisando de resoluções de questões, orientações para elaboração/assessoria de recursos, nas matérias de Matemática, Raciocínio Lógico, Cálculo, Contabilidade, Finanças, Estatística e Pesquisa Operacional, contate-me pelo e-mail [email protected] Não costumo deixar ninguém sem resposta.

Abraço a todos e fiquem com Deus!